sexta-feira, 15 de maio de 2009
Dia das Mães!
Foi também a primeira apresentação do grupo de gestos Pérolas de Deus.
Os alunos e professores estão de parabéns pelo envolvimento na atividade!!!!
domingo, 10 de maio de 2009
Aniversário da Escola
As atividades tiveram como meta a valorização de uma vida melhor, através do cuidado com o meio ambiente e exercício de cidadania.
Nossa escola, fundada em 26 de abril de 1931 completou 78 anos de atividades educativas junto a comunidade.
A escola atende atualmente a 211 alunos das turmas do Infantil III, 1º e 2º anos, 2ª, 3ª e 4ª séries, 1ª, 2ª e 3ª fases da Educação de Jovens e Adultos.
Comemoramos o aniversário nos dias 29 e 30 de abril. Durante a programação diversas atividades foram realizadas, tais como: exposição de trabalhos, ações para preservação do meio ambiente, combate a dengue e a II edição da “Escola- Comunidade em Ação”.
Aproveitamos o momento do aniversário para oferecer serviços a comunidade e para expor as produções dos nossos alunos. É um momento forte de integração entre a escola e a comunidade. Sabemos que este tipo de evento aproxima os pais da escola e é nessa perspectiva que trabalhamos, por saber que os alunos melhoram o desempenho escolar com a colaboração da família.
Com os trabalhos que serão realizados nós mostramos o nosso desejo de um mundo melhor.
quinta-feira, 7 de maio de 2009
Nossos Projetos
Este projeto propõe uma atividade interdisciplinar, produzindo-se as mais diversificadas atividades pedagógicas, despertando a valorização pelo trabalho das mães, culminando com homenagem festivas e dinâmicas.
Principios Norteadores da Escola João Pessoa
1. O desenvolvimento é um processo integrado que abrange todos os aspectos da vida humana ( fisico, perceptivo-motor, emocional, cognitivo e social). Não pode portanto ser entendido simplesmente como a aprendizagem formal, como o dominio da leitura e da escrita, ele é mais amplo e mais rico.
2. Os processos de desenvolvimento e de construção do conhecimento têm duplo aspecto: o da atividade do indivíduo e das interações que ele estabelece com o outro, com o meio sócio-cultural e com os objetos.
3. O processo de desenvolvimento do ser humano está intrinsecamente ligado à aprendizagem, sendo inclusive modificado por ela. Dado que são dois processos concomitantes, não devemos trabalhar com a idéia de prontidão, de pré-requisitos, de encadeamento formal e fragmentado do conhecimento.
4. O professor deve compreender o processo de desenvolvimento/aprendizagem da criança, para que, a partir deste, possa definir as metodologias de ensino que utilizará em sua prática pedagógica.
5. A socialização de vivências, experiências, valores, representações da cultura e do conhecimento formal privilegia o ser humano em seu complexo processo de conhecer, vivenciar, construir e reconstruir a realidade, para se comunicar, inter-relacionar e socializar seus valores, além de resguardar a memória coletiva.
6. A brincadeira, o jogo-simbólico e a imitação são formas de a criança aprender a dar significado a sua realidade, a desenvolver habilidades, a formar sua personalidade e a organizar suas relações com os objetos, com o espaço e com o outro.
7. A aprendizagem é um processo múltiplo. A criança utiliza estratégias diversas para aprender que estão vinculadas à sua experiência de vida.
8. As crianças apresentam ritmos diferentes de desenvolvimento. É importante, então, que a escola possibilite tempos e ritmos mais flexíveis no processo de apropriação do conhecimento.
9. A construção do conhecimento da criança é um processo de maturação interna em integração com o meio.
10. Os novos conhecimentos precisam ser organizados e integrados aos que a criança já possui (aprendizagens significativas).