quinta-feira, 7 de maio de 2009

Principios Norteadores da Escola João Pessoa

Para que os processos de aprendizagem deixem de ser compreendidos como simples atos de memorização ou acúmulo de informações, e os conhecimentos passem a ser construídos em momentos de participação de relações prazerosas e cheias de sentido, destacam-se alguns principios que norteiam nossa prática pedagógica.

1. O desenvolvimento é um processo integrado que abrange todos os aspectos da vida humana ( fisico, perceptivo-motor, emocional, cognitivo e social). Não pode portanto ser entendido simplesmente como a aprendizagem formal, como o dominio da leitura e da escrita, ele é mais amplo e mais rico.

2. Os processos de desenvolvimento e de construção do conhecimento têm duplo aspecto: o da atividade do indivíduo e das interações que ele estabelece com o outro, com o meio sócio-cultural e com os objetos.
3. O processo de desenvolvimento do ser humano está intrinsecamente ligado à aprendizagem, sendo inclusive modificado por ela. Dado que são dois processos concomitantes, não devemos trabalhar com a idéia de prontidão, de pré-requisitos, de encadeamento formal e fragmentado do conhecimento.
4. O professor deve compreender o processo de desenvolvimento/aprendizagem da criança, para que, a partir deste, possa definir as metodologias de ensino que utilizará em sua prática pedagógica.
5. A socialização de vivências, experiências, valores, representações da cultura e do conhecimento formal privilegia o ser humano em seu complexo processo de conhecer, vivenciar, construir e reconstruir a realidade, para se comunicar, inter-relacionar e socializar seus valores, além de resguardar a memória coletiva.
6. A brincadeira, o jogo-simbólico e a imitação são formas de a criança aprender a dar significado a sua realidade, a desenvolver habilidades, a formar sua personalidade e a organizar suas relações com os objetos, com o espaço e com o outro.
7. A aprendizagem é um processo múltiplo. A criança utiliza estratégias diversas para aprender que estão vinculadas à sua experiência de vida.
8. As crianças apresentam ritmos diferentes de desenvolvimento. É importante, então, que a escola possibilite tempos e ritmos mais flexíveis no processo de apropriação do conhecimento.
9. A construção do conhecimento da criança é um processo de maturação interna em integração com o meio.
10. Os novos conhecimentos precisam ser organizados e integrados aos que a criança já possui (aprendizagens significativas).

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